segunda-feira, 9 de março de 2015

Reanálise de dados sugere que planeta habitável realmente existe!

Pesquisadores estão confiantes de que o planeta chamado GJ 581d, identificado em 2009 orbitando a estrela Gliese 581, realmente exista, planeta que ano passado fora desacreditado por analises inadequadas de dados.

Ilustração mostra a orbita do planeta Gliese 581 em comparação com a orbita da terra. Credito da imagem: National Science Foundation/Zina Deretsky
O planeta candidato foi visto utilizando um espectrômetro que mede oscilações, pequenas alterações no comprimento de onda da luz emitida por uma estrela, causada por orbita de um planeta. Em 2014 pesquisadores reanalisando os dados, disseram que o "planeta" era, na verdade, apenas um ruído nos dados causadas por manchas estelares.

 A possível existência do planeta foi amplamente questionado sem maiores questionamentos. Mas agora, pesquisadores da QMUL e da Universidade de Hertfordshire questionaram os métodos utilizados para contestar a existência do planeta. A técnica estatística utilizada na pesquisa de 2014 em conta para a atividade estelar é simplesmente inadequada para a identificação de pequenos planetas como GJ 581d. 

O método utilizado antigamente, trabalhava na identificação de planetas maiores no passado, de forma que os efeitos sobre a estrela eram tão significativos quanto negar os erros nas conclusões. No entanto, é quase impossível encontrar sinais menores de planeta perto ou dentro do raio orbital, causado pela própria variabilidade estelar. Usando um modelo mais preciso sobre os dados existentes, os pesquisadores estão altamente confiante de que o sinal de GJ 581d é real, apesar das variações estelar. Segundo o autor do artigo, Dr. Guillem Anglada-Escudé, disse: "A existência (ou não) de GJ 581d é significativo porque foi o primeiro planeta semelhante à Terra descoberto na zona habitável em torno de outra estrela e é um situação de referência para a técnica de Doppler." "Sempre há discussões entre os cientistas sobre as formas como interpretar os dados, mas estou confiante que GJ 581d está em órbita em torno de Gliese 581 todo o tempo.

 Em qualquer caso, o modo como eles analisam os dados, se a forma de tratar-los estava certo, então alguns projetos de pesquisa por planetas em vários observatórios terrestres teriam de ser significativamente revisto, como eles estão todos com o objetivo de detectar planetas ainda mais pequenos. É preciso ter mais cuidado com este tipo de reivindicações" 

Fonte: http://astronomynow.com/2015/03/09/reanalysis-of-data-suggests-habitable-planet-gj581d-really-does-exist/

Nenhum comentário:

Postar um comentário